Na foto, morador saindo de uma horta que está sendo mantida em espaço público na região do bairro Jd. Paineiras

Carine Corrêa

Um leitor entrou em contato com a redação do Jornal Cidade para denunciar a ocupação irregular em área pública no bairro Jardim Paineiras. Segundo o leitor, moradores utilizam uma área verde nas imediações da Avenida 58-PA, próximo à Rua 23, para o uso de hortas e até mesmo para implantar estruturas para abrigar animais.

A Prefeitura de Rio Claro foi informada sobre o caso e, via assessoria de imprensa, informou que A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) irá até o local fazer levantamento da situação.

Na foto, morador saindo de uma horta que está sendo mantida em espaço público na região do bairro Jd. Paineiras
Na foto, morador saindo de uma horta que está sendo mantida em espaço público na região do bairro Jd. Paineiras

“É um meio de sobrevivência”

A reportagem do JC entrevistou um dos moradores que ocupam a área verde no Jardim Paineiras. Ademiro Pereira Camargo disse que é responsável pela manutenção de uma horta que está no espaço público. “Deveriam denunciar o lixo que jogam por aqui. Das hortas nós cuidamos. A Polícia Ambiental disse que tenho até o dia 10 para encaminhar 50 assinaturas. Antes da horta, aqui era uma biqueira de drogas”, disse o homem.

Ele ainda diz que planta no espaço quiabo, alface, abóbora, rúcula e moranga. Informou ainda que revende cada pé de alface pelo preço de R$ 2. “É um meio de sobrevivência. Perdi minha mãe faz uns 6 anos. É o meio que encontrei na vida para me adaptar”, justificou.

Consequências

Um trabalho desenvolvido por alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, que trata sobre a expansão urbana e a degradação de áreas de proteção permanente em zonas urbanas, levanta as consequências da ocupação em áreas verdes. “Observando a ocupação urbana brasileira, nota-se que a preservação dos recursos naturais, assim como o respeito pelas leis ambientais brasileiras vigentes, não se constituíram em alvo de referência frente à expansão urbana. Países em desenvolvimento dispõem de processos de urbanização e de obras de drenagem urbana realizadas de forma insustentável e mal planejadas, gerando intensos processos de degradação ambiental, nos quais os recursos hídricos são os que mais sofrem grandes impactos. O município de Rio Claro vem sofrendo modificações quanto aos diferentes tipos de uso da terra. Com a diminuição da proteção e retirada da vegetação natural, tem-se a intensificação dos processos de aplanação e de esculturação do relevo e erosão acelerada derivada da expansão urbana”, aponta o estudo com foco no bairro Conduta.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.