No feriado desta quarta-feira (12) duas unidades de saúde de Rio Claro realizam mutirão de papanicolau e pedidos de mamografia. As atividades fazem parte da programação da Fundação Municipal de Saúde na campanha Outubro Rosa, que alerta a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Os exames de papanicolau serão para mulheres de 25 a 64 anos.

Na unidade de saúde da família do bairro Mãe Preta o mutirão começa às 7 horas e vai até as 17 horas. Serão 100 exames realizados ao longo do dia, sendo que 60 estão previamente agendados e 40 atenderão demanda espontânea. No local também haverá atividades de diversão com as crianças e toda a comunidade está convidada a participar.

Na unidade do Jardim Novo, o mutirão de papanicolau será das 8 às 14 horas, com atendimento de 60 mulheres. Serão 30 exames agendados e 30 por demanda espontânea.

Nas duas unidades haverá solicitações para mamografia, levando em consideração a idade da paciente e demais critérios, como a data do último exame.

“No caso de dúvidas as equipes estarão à disposição para auxiliar as pessoas”, destaca Vania Molke, responsável pelo setor de atenção básica.

Para realizar o papanicolau é necessário que a paciente esteja há três dias sem relações sexuais; não esteja menstruada há cinco dias; e no dia do exame não utilize creme ou pomada vaginal. Antes de ir à unidade a paciente pode tomar banho normalmente. Os documentos necessários são cartão SUS e RG.

O cronograma prevê ao longo do mês mutirões em 11 unidades de saúde. A unidade de saúde do Jardim Bonsucesso tem mutirões diários para o exame de papanicolau. Nesta unidade os exames serão feitos de segunda a quinta-feira (exceto feriado) das 16 às 18 horas e às sextas-feiras das 8 às 11 horas. Nesta semana as atividades também serão realizadas nas unidades do Bela Vista e da Avenida 29.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.