Federico durante treino com a atleta Talita Djalma, que também disputa uma vaga olímpica

Divulgação

Na última semana, o uruguaio Federico Gonzales veio para o Brasil, especificamente para Rio Claro, para aprimorar seus treinamentos com a equipe Carmen Carolina Pro Team de Taekwondo.

Próximo de disputar uma vaga olímpica por seu país para o Rio 2016, na seletiva Pan-Americana que acontecerá em março, aproveitou para fazer o intercâmbio.

Adepto da luta marcial desde os quatro anos de idade, o uruguaio disse que não foi fácil manter o alto rendimento. Somente em 2012, quando se tornou integrante da Seleção Uruguaia, é que sentiu segurança em prosseguir na carreira do esporte, sendo também atleta militar.

O uruguaio esteve no Aberto do Rio de 2015, quando conquistou a medalha de prata. Foi nessa competição que conheceu a equipe rio-clarense e passou a segui-la nas redes sociais. E ao ter a oportunidade de vir para a Cidade Azul, não perdeu tempo.

Federico durante treino com a atleta Talita Djalma, que também disputa uma vaga olímpica
Federico durante treino com a atleta Talita Djalma, que também disputa uma vaga olímpica (Foto: Clara Belchior)

“No Uruguai não temos muitos atletas [de taekwondo] para treinar, por isso vejo nos intercâmbios algo muito produtivo”, relata. Federico tem uma rotina de treinos na Academia Lee, no Uruguai, parecida com a da equipe rio-clarense, com dois a três treinos ao dia, divididos em preparos físico e tático.

Apesar da técnica Carmen Carolina Pigozzi não estar presente, pois estava acompanhando atletas em competições fora do país, o uruguaio se diz satisfeito. “Vou levar movimentos novos e técnicas diferentes, além de novos amigos. Penso em voltar, se me aceitarem de novo”, adianta.

Depois de Rio Claro, o uruguaio viaja para o México, onde ficará mais um mês treinando até a seletiva que vai decidir uma das vagas disputadas pelos países Pan-Americanos para os Jogos Olímpicos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest