Lucas Calore

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é uma importante e eficaz arma para os homens. Isso porque este tipo de câncer, em sua fase inicial, não exibe sintomas. “Quando surge algum sintoma da doença, o câncer já está em estágio avançado”, alerta o urologista Flávio Grillo.

Por isso, as avaliações periódicas e sistemáticas no rastreamento do câncer de próstata são fundamentais, visando diminuir a mortalidade pela doença e aumentar a qualidade de vida do paciente.
“Atualmente, cerca de 20% dos pacientes portadores de câncer de próstata ainda são diagnosticados em estágios avançados da doença”, revela. Os exames preventivos como o toque retal e o PSA (exame de sangue) continuam sendo imprescindíveis.

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul tem como objetivo explicar a importância da prevenção e, com isso, desmistificar as formas de tratamento. “É preciso enfatizar que a prevenção é a única forma de se diagnosticar o câncer de próstata em estágio inicial, quando ele é curável em 90% dos casos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 25% dos portadores de câncer de próstata morreram devido à doença no Brasil em 2015”, explica o médico.

“É necessário conscientizar os homens de que a doença não tem sintomas na fase inicial, ou seja, não se pode esperar sentir alguma coisa para procurar um urologista”, ressalva Grillo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil e é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens.

Confira no informativo acima algumas das mais importantes informações sobre o câncer de próstata:

05012017-0608-jpg

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.