Equipe do Samu trabalhando com a Defesa Civil

Divulgação

Fazer treinamento de urgência é uma das responsabilidades da área de saúde e de agentes que lidam com vidas humanas. Por este motivo, uma vez no ano, o Comitê de Urgências e Emergências de Rio Claro, formado pela rede pública e particular médica, reúne todas as equipes para o exercício em cenário de desastre.

O treinamento anual aconteceu nesta manhã de sexta-feira (13), no canteiro da Avenida 80-A com a Rua 3-A, quando foi simulado um grave acidente envolvendo Van, carro, moto e bicicleta com um total de 22 vítimas, sendo uma fatal, duas graves e o restante precisando de atendimento médico. O total de participantes foi de 90 pessoas entre vítimas, técnicos e administrativo.

Equipe do Samu trabalhando com a Defesa Civil
Equipe do Samu trabalhando com a Defesa Civil

É no treinamento que são testados a comunicação e o entrosamento entre todos os serviços de saúde do município, pois a intenção é a agilidade no fluxo do atendimento, ou seja, rapidez e desenvoltura para salvar vidas.

Segundo os organizadores, de todos os simulados já realizados em Rio Claro este foi o que teve o melhor tempo de resposta, o que significa que o serviço de assistência está cada vez mais ágil.

A coordenação do trabalho foi do Dr. Jayr Vergílio e enfermeira Eleny Almeida pelo Samu; e Danilo Almeida pela Defesa Civil. Acompanharam as ações o chefe de gabinete da Fundação Municipal de Saúde Edison Rodrigues Filho e o presidente da Câmara João Zaine.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.