Unidades de saúde de RC promovem programação contra o câncer de colo de útero

Unidades de saúde de RC promovem programação contra o câncer de colo de útero

Mulheres de 24 a 64 anos podem fazer exame de Papanicolau em Rio Claro sem a necessidade de agendamento. A ação é realizada em várias unidades de saúde e é necessário ficar atenta aos dias e horários de atendimento disponíveis em cada unidade.

Na unidade do Jardim Novo o atendimento será nesta quarta-feira (22) das 8 às 12 horas e das 14 horas às 16h30. No Boa Vista os exames para demanda espontânea serão na sexta-feira (24) das 7 às 12 horas.

No Jardim Brasília o atendimento será o mês todo às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30. No Cervezão os exames são realizados sem agendamento às terças e quintas das 7 às 10 horas, às segundas e sextas das 13 às 15 horas e às quartas-feiras das 7 às 10 horas e das 13 às 15 horas. No Wenzel o atendimento é de segunda a sexta das 7h30 às 16h30.

As ações fazem parte da campanha Março Lilás, realizada pela Fundação Municipal de Saúde, que chama a atenção para a importância da prevenção ao câncer de colo de útero.

“O exame de papanicolau é ofertado em todas as unidades de saúde do município e fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero”, destaca Vania Molke, responsável pelo setor de atenção básica em saúde.

A orientação é para que as mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima para mais informações. O exame também pode ser agendado por telefone no 0800 019 0999, que atende das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

A programação inclui ainda palestras, vacinação, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e busca ativa a pacientes que deixaram de fazer o exame preventivo.