Rio Claro está na fase amarela dos cuidados contra o coronavírus e a partir desta semana as unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde do município retomam o atendimento ambulatorial aos usuários, que estava suspenso desde o dia 23 de março como medida para reduzir os riscos de contágio. Desde então, o atendimento nas USF e UBS ficaram restritos majoritariamente a pacientes com sintomas respiratórios. A partir de agora, os usuários sintomáticos respiratórios devem ir diretamente ao hospital de campanha do Cervezão, e não mais aos demais postos de saúde.

Neste primeiro momento da retomada nas unidades de atenção básica o atendimento está restrito a 50% da capacidade. O objetivo é chegar gradativamente a 100% de acordo com a evolução do município em relação à pandemia. Os usuários devem usar máscara para ir aos postos de saúde e todos os protocolos sanitários estão sendo adotados para reduzir os riscos de infecção. As unidades têm álcool em gel e o atendimento está sendo realizado respeitando o distanciamento.

Entre os serviços oferecidos nas USF e UBS estão agendamentos para médicos e enfermeiros, atenção a gestantes, puérperas, recém-nascidos, hipertensos e diabéticos, entre outros. Rio Claro tem 17 unidades de saúde da família e quatro unidades básicas de saúde. Todas atendem das 7 às 17 horas. Os endereços e telefones estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.