O município de Rio Claro tem três unidades de saúde da família que atendem com horário estendido, das 7 horas da manhã até as 7 da noite. “Desta forma, estamos trabalhando para diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares”, afirma o prefeito Gustavo. As três unidades juntas atendem aproximadamente 40 mil pessoas.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Giulia Puttomatti, explica que, quando as pessoas resolvem seus problemas de saúde nas unidades de saúde da atenção primária, deixam de ir ao pronto atendimento e isto reduz as filas e o tempo de espera. “Além disso, indo até uma destas unidades de saúde, a população tem o atendimento mais perto de casa”, observa.

Em Rio Claro, a prefeitura implantou o programa Saúde na Hora, em parceria com o governo federal. As três unidades de saúde que atendem 12 horas por dia de segunda a sexta-feira são as unidades de saúde da família do Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova.

“Cada uma conta com três equipes, com médico generalista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal e auxiliar de serviços gerais”, informa Vania Molke, chefe do setor de Atenção Primária em Saúde. As unidades de saúde da atenção primária são porta de entrada para o atendimento de saúde na rede pública municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.