Como parte da campanha para prevenção e diagnóstico para o vírus HIV, a unidade móvel com equipe do Sepa (Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais) estará nesta primeira semana de dezembro em quatro pontos do município, oferecendo à população o teste rápido para diagnóstico do vírus da Aids.

De acordo com a programação estabelecida pelo Sepa, terça-feira (4) a unidade móvel e equipe estarão no Boulevard, na quarta-feira (5) em Batovi, na quinta (6) no Jardim Público e na sexta (7) na praça Dalva de Oliveira. O atendimento será feito no período da manhã em todos esses dias e lugares.

O dia 1º de dezembro, marcado como o Dia Mundial de Combate à Aids serve para alertar à população sobre a doença.

Também para marcar a data, todas as unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde também estão realizando teste rápido de HIV com demanda espontânea.

Todas as unidades contam com equipe de profissionais habilitados e capacitados para realizarem a testagem e oferecerem aconselhamento e gerenciamento de risco aos usuários.

“É extremamente importante que todo cidadão realize o teste, como estratégia de prevenção para a transmissão, uma vez que se possuir o vírus imediatamente iniciará o acompanhamento e tratamento, e se não possuir o vírus saberá efetivamente de seu estado sorológico, passando a se cuidar para evitar a contaminação”, explica Neide Outeiro Pinto, coordenadora do Sepa.

Ela lembra que dos novos casos registrados em Rio Claro a grande maioria são jovens. “Isso é preocupante, pois todos têm acesso à prevenção, têm conhecimento do risco da infecção, porém, percebe-se que há uma negligência aos cuidados com a saúde”, acrescenta.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Sepa, 3533.8074, ou nas unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde. Os endereços estão no link http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.