A BRK Ambiental, concessionária responsável pela gestão do esgoto em Rio Claro, foi autorizada pelo Governo Federal a captar um montante de quase R$ 188 milhões para investir em obras nas estações de tratamento de esgoto nos bairros do município. A autorização foi publicada na segunda-feira (2) no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo com portaria, a modalidade de captação dos recursos será por meio de debêntures. Em nota, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, comentou a autorização. “As debêntures incentivadas garantem isenção fiscal para empresas que emitam aqueles papéis com o lastro em obras de infraestrutura relacionadas às políticas do ministério. É um instrumento maravilhoso porque é uma captação simplificada e que não passa por toda burocracia do investimento público tradicional”, disse.

Os títulos privados de renda fixa poderão ser comprados pelos interessados no investimento. Os valores deverão ser empregados, obrigatoriamente, no saneamento básico. Neste caso, no financiamento de obras na cidade de Rio Claro. Está prevista, por exemplo, a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Alan Grey, bairro rural na região do Distrito de Ajapi, antiga reivindicação da população.

Intervenções também deverão ocorrer para ampliação das ETEs do Jardim das Flores, Jardim Novo, Jardim Conduta e no Distrito de Assistência. Melhorias estão programadas para a ETE do Distrito de Ferraz, implantação e substituição de redes coletoras, implantação e recuperação de coletores e emissários e implantação de estações elevatórias e de linhas de recalque.

A BRK Ambiental opera a manutenção do sistema de esgoto em Rio Claro através de parceria público-privada com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), autorizada ainda na época do governo do ex-prefeito Nevoeiro Júnior, no ano de 2007.

Região Rural

Entre as iniciativas que serão realizadas até 2026 está a implantação de uma estação de tratamento de esgoto no Alan Grey.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.