Ednéia Silva

A primeira fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) realizada no último domingo (15) em 31 cidades teve índice de ausências de 8,3%. Dos 103.694 candidatos inscritos para fazer o exame, 8.623 faltaram. A frequência foi de 91,7%, o que representa 95.071 estudantes.

O índice de ausências em Rio Claro é similar: 8,1%. De acordo com a assessoria de imprensa da Vunesp, dos 2.521 candidatos inscritos, compareceram 2.317 ou 91,9% e faltaram 204. Os estudantes fizeram as provas no campus da Unesp e também na Escola Técnica Estadual “Prof. Armando Bayeux da Silva”. O coordenador do vestibular da Unesp em Rio Claro, professor Antonio Carlos Simões Pião, informou que não foram registrados incidentes no município.

Candidatos fazem prova de vestibular. Segunda fase acontece em 13 e 14 de dezembro (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Candidatos fazem prova de vestibular. Segunda fase acontece em 13 e 14 de dezembro (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Na primeira fase, os candidatos respondem a 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de linguagens, 30 de ciências humanas e 30 de ciências da natureza. Professores que avaliaram a prova disseram que não houve surpresas, mas que o exame foi denso. Assim como anos anos anteriores, a Unesp priorizou questões ligadas a atualidades, como corrupção e o atentado ao jornal francês Charles Hebdo.

O caderno de provas e o gabarito foram divulgados ainda no domingo e podem ser consultados na página da Vunesp na internet: www.vunesp.com.br. Os candidatos devem acessar o aplicativo de consulta individual para saber as suas versões do exame. O resultado e a lista de convocados da primeira fase serão divulgados em 2 de dezembro. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.