Vista da fachada do campus da Unesp, na Avenida 24-A, número 1.515, bairro Bela Vista, onde serão realizadas as atividades

Divulgação

Hilary Cremin, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge, estará, a partir de agosto próximo, desenvolvendo atividades acadêmicas junto ao Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro. Ela chega dia 16 de agosto e atuará no desenvolvimento de um projeto com o grupo de pesquisa “Educação, jovens e violência”.

Entre as atividades programadas estão: visita às escola participantes da pesquisa em Rio Claro; palestra Conflict mediation at schools: some reflections; e segunda parte de um curso dado a professores da rede estadual de educação da Diretoria de Ensino de Limeira: Mediação de conflitos e violência escolar.

A pesquisa em andamento, coordenada no Brasil pela professora Joyce Mary Adam, do Departamento de Educação, e pela professora Hilary, na Inglaterra, recebeu financiamento da PROPG/PROPE (Pró-reitoria de Pós-graduação/Pró-reitoria de Pesquisa) dentro do programa Pesquisa de Fronteira.

O título da pesquisa é ‘Práticas restaurativas e mediação de conflitos: perspectivas teóricas e práticas em escolas públicas’. Seus objetivos incluem pesquisar o sentimento de insegurança frente a situações de conflito na escola e violência social por meio da análise de imagens produzidas por professores e alunos, utilizando a metodologia visual voices; e implementar proposta de mediação de conflitos em duas escolas da cidade de Rio Claro e uma escola da periferia de Londres, baseada em restaurative aproches, preparando cada escola a analisar e desenvolver a proposta de acordo com o contexto de sua escola e dos resultados da pesquisa com o visual voices.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas por meio do e-mail [email protected].

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.