Divulgação

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) realiza nos dias 14 e 15 de dezembro a segunda fase do vestibular 2015. Cerca de 45.584 candidatos, classificados entre 101.080 inscritos, deverão se apresentar nos locais de exame às 13 horas, portando documento original de identidade, lápis preto número dois, apontador, borracha, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e régua transparente. Em Rio Claro, 1.232 estudantes farão a prova. O campus local oferece 490 vagas em dez cursos.

No primeiro dia dessa segunda fase os candidatos responderão 24 questões discursivas, sendo 12 de Ciências Humanas (elementos de História, Geografia e Filosofia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática). No segundo dia serão 12 questões de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e Redação.

O Prof. Dr. Ricardo Egydio de Carvalho, coordenador da Vunesp em Rio Claro, explica que as provas serão aplicadas apenas no campus da Universidade na Avenida 24-A, número 1.515, bairro Bela Vista. As provas ocorrerão no prédio central (IB-1) do Instituto de Biociências e nos blocos G-I, G-II, G-III, G-IV e G-V, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Para saber o local de prova, o candidato deve consultar o seu cartão de convocação.

As provas começarão às 14 horas, mas a recomendação da Vunesp é para que os candidatos cheguem ao local com antecedência de uma hora (às 13 horas) quando terá início o ingresso nos prédios. Além disso, é preciso ficar atento com o meio de transporte. Os candidatos não poderão acessar o campus da Unesp com veículos (carros e motos) e bicicletas.

Tal como informado no manual do candidato, “os portões dos locais de prova serão fechados às 14 horas, não serão admitidos retardatários. A prova terá duração de 4h30, das 14 horas às 18h30, e o candidato poderá sair da sala somente após 3h30 do início da prova, ou seja, a partir das 17h30”.

A Unesp oferece 7.260 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2014. São 171 opções de cursos em 23 cidades. O resultado final será divulgado no dia 28 de janeiro nos sites da Unesp e da Vunesp.

No Vestibular 2015, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 25% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. No Vestibular 2014, a proporção foi de 40,7%.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.