O governador João Doria anunciou a ampliação da capacidade de público presencial e horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais a partir deste domingo (1º).

Após sucessivas melhoras nos índices de saúde e vacinação acelerada contra a Covid-19, os estabelecimentos poderão funcionar entre 6h e 0h, com ocupação presencial de até 80% da capacidade. A partir da segunda quinzena do próximo mês, a expectativa é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%.

Apesar dessas liberações, o Grupo de Trabalho de Monitoramento da Unesp Rio Claro (GT) faz um alerta: a baixa imunização total, alto risco de transmissão, reinfecção, casos em vacinados e variante delta acendem luz amarela na retomada.

O GT da Unesp reforça que, se mais de 70% da população estiver completamente imunizada, espera-se dramática redução na epidemia, podendo até se extinguir. “O relaxamento das medidas nos países com vacinação mais avançada considera tanto a cobertura vacinal como a situação epidemiológica: quanto mais pessoas estiverem completamente imunizadas e quanto menor o risco de transmissão, menores serão as restrições”, destaca o pesquisador Eduardo Kokubun.

Até 31 de julho, Rio Claro alcançou 24,52% da população completamente imunizada. “A liberação total com apenas 25% da população vacinada poderia aumentar o número de casos em 79%, hospitalizações em 76% e de óbitos em até 150% do que sem liberação”, conclui o pesquisador.

Cuidados

“As medidas não farmacológicas contra a Covid-19, como uso de máscaras e distanciamento físico, foram e continuam importantes para o controle da pandemia”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.