Participantes irão participar de uma Observação Astronômica

Divulgação

Participantes irão participar de uma Observação Astronômica
Participantes irão participar de uma Observação Astronômica

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro promove na quarta-feira (27) um evento sobre astronomia. A atividade está sendo realizada pela Escola de Astros, projeto de extensão à comunidade do Departamento de Física, e pelo Grupo M104 Los Sombreros. O evento é voltado para alunos e professores das escolas públicas e particulares de Rio Claro e interessados no tema.

O evento começa às 19h30 no Anfiteatro do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp. No total serão ministradas quatro palestras sobre os trabalhos realizados na área de astronomia.

A palestra “Mostra Astronômica” será ministrada por João Eduardo Fonseca, do grupo M104 Los Sombreros. O professor Dirceu Nardone, do Gearc (Grupo de Estudos Astronômicos de Rio Claro) irá falar sobre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo.

O estudante Fabrizzio Montezzo apresentará as atividades do projeto Escola de Astros e o professor João Telles e Aline Soares, da UFSCar de Araras.

Após as apresentações, os participantes irão participar de uma Observação Astronômica. Com telescópios apontados para o céu noturno, eles poderão observar os corpos celestes e objetos que poderão ser vistos nessa data, com atenção especial para Saturno e seus espetaculares anéis. Em caso de chuva ou tempo muito fechado, a observação será cancelada.

Sobre os projetos

O projeto de extensão universitária “Escola de Astros” foi criado em 2012 com o objetivo de difundir informações sobre astronomia nas escolas do ensino básico de Rio Claro. O projeto, coordenado pelo Prof. Dr. Nelson Callegari Jr., tem três alunos bolsistas e conta com apoio do IGCE e da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).

O Grupo M104 Los Sombreros foi criado em 2005 por dois amigos, João Eduardo de Souza da Fonseca e Mirian Castejon Molina, que tinham interesses em comum por astronomia. O nome do grupo foi inspirado em uma bela galáxia, catalogada por Charles Messier por volta de 1781: o objeto M-104, a famosa galáxia do Sombrero.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.