Sol forte predominou em Rio Claro nessa quinta-feira (15)

Ednéia Silva

E o verão ainda nem começou. Essa é uma das frases mais ouvidas na rua referentes ao forte calor que tem feito nos últimos dias. O inverno foi atípico e a primavera está mantendo a tendência de temperaturas elevadas. Os termômetros marcaram 38,2ºC às 15 horas dessa quinta-feira (15), segundo medição feita pelo Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro.

E olha que a medição é feita à sombra. Sob o sol a temperatura pode ser maior. De acordo com o técnico da estação meteorológica do Ceapla, Carlo Burigo, sob o sol a temperatura atingiu de 42ºC a 43ºC. Até o momento a temperatura mais alta do ano foi de 38,4º, mas se a previsão se confirmar essa marca pode ser batida nesta sexta-feira (16).

Sol forte predominou em Rio Claro nessa quinta-feira (15)
Sol forte predominou em Rio Claro nessa quinta-feira (15)

Segundo Burigo, a previsão para esta sexta-feira (16) é de temperatura mínima de 23ºC e máxima de 39ºC. O dia deve variar de claro a parcialmente nublado com névoa seca. A umidade prevista é de 20%.

As temperaturas registradas nesta semana vieram numa escala crescente: 33ºC na terça-feira (13), 37,2ºC na quarta-feira (14) e 38,2ºC nessa quinta-feira (15).

Com o calor em alta, o índice de umidade relativa do ar fica em baixa. Burigo comenta que de manhã, quando o percentual geralmente é melhor, a umidade atingiu 40%, abaixo dos 60% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No período da tarde, a situação piorou. A umidade caiu a 16% e o município entrou em estado de alerta. A umidade máxima registrada foi de 58% às 9 horas. A tendência é piorar, já que, conforme Burigo, não há previsão de chuva pelo menos até quarta-feira (21).

calor

Com tanto calor e baixa umidade, a população precisa tomar cuidado com a saúde. Algumas medidas simples podem ajudar a combater os efeitos do tempo seco no organismo, tais como evitar a exposição ao sol sem protetor solar, beber bastante líquido para evitar a desidratação, umidificar os ambientes com baldes de água e toalhas molhadas, e não fazer exercícios físicos entre as 10 e 17 horas. Outra dica é optar por refeições leves, dando preferência a verduras, legumes e frutas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.