Laura Tesseti

O Centro de Análise e Planejamento Ambiental da Unesp de Rio Claro registrou na tarde de quarta-feira (9), no câmpus da Bela Vista, 24% de umidade relativa do ar. O índice é considerado bastante baixo e já coloca a população em estado de alerta. Em outros pontos da cidade, principalmente em locais onde a vegetação se faz ausente, o índice pode ser ainda mais baixo, de acordo com informações do Ceapla.

“O ideal para o ser humano é de 50% a 80% a umidade relativa do ar, quando chegamos próximo aos 30%, o estado já é de atenção, abaixo de 30%, alerta e, quando atingimos níveis inferiores a 20%, consideramos o estado como crítico”, explica Carlo Burigo, responsável pelo departamento.

Com tais índices, diversos cuidados em relação à saúde precisam ser tomados, segundo o profissional. “As pessoas devem evitar a prática de exercícios físicos em locais abertos, pois isso prejudica a saúde com a umidade baixa. Muitas pessoas costumam reclamar de fortes dores de cabeça, sangramentos nasais e piora em quadro de doenças respiratórias, principalmente em crianças”, orienta Burigo.

Com a umidade baixa, a poeira costuma aumentar e prejudica ainda mais a saúde. “A umidade baixa, a ausência de chuvas e os fortes ventos formam uma série de fatores que precisam ser cuidados com zelo para que a saúde não fique ainda mais prejudicada”, comenta o coordenador do Centro de Análise e Planejamento Ambiental.

CHUVAS

Mas uma ponta de esperança parece deixar os especialistas da Unesp de Rio Claro felizes. “De acordo com as previsões que são feitas pelos satélites e programas a que temos acesso, uma frente fria deve chegar a Rio Claro no domingo (13) e acreditamos que a chuva pode acontecer entre segunda (14) e terça-feira (15). Não sabemos precisar se será no início ou no fim da tarde, mas os equipamentos captam a chegada dessa chuva aqui na região”, revela Burigo.

Na tarde de quarta-feira (9), as temperaturas apresentaram uma amplitude de 21 graus, prejudicando ainda mais a saúde dos rio-clarenses.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.