O Batuque de Umbigada é tradicional na cidade e Rio Claro ainda mantém essa atividade cultural

Laura Tesseti

O Batuque de Umbigada é tradicional na cidade e Rio Claro ainda mantém essa atividade cultural
O Batuque de Umbigada é tradicional na cidade e Rio Claro ainda mantém essa atividade cultural

Acontece nesta sexta-feira (13), a partir das 20 horas, um encontro de Batuque de Umbigada, também conhecido como Tambu, na praça localizada entre as ruas 16-A e 17-A e avenidas 22-A e 24-A, no bairro Bela Vista, em Rio Claro.

A atividade cultural é a mais antiga de que se tem registro na cidade e permaneceu silenciada por 50 anos. Até o final da década de 60, o dia 13 de maio era tradicionalmente comemorado com um batuque no município. Por meio da construção dos tambores e da busca pelos batuqueiros remanescentes, desde 2011 as atividades vêm sendo retomadas.

HISTÓRIA

Os batuques paulistas se caracterizaram pela forte presença do Tambu, ou Batuque de Umbigada, na capital e interior. Mesmo em pequenas cidades, a existência dos tambores desde o tempo da escravidão é descrita pelos guardiães das histórias, chamados griôs.

Nos encontros que aconteciam travestidos em festejos, os toques e cânticos falavam sobre situações como as condições de trabalho e as possibilidades de fuga, assim como sobre as diversas maneiras de manter a tradição dentro de um sistema opressor.

Com o passar dos tempos, aconteceram mudanças tanto na intencionalidade da realização do Tambu, quanto em sua forma de execução. Mas a Associação Cultural Cruzeiro do Sul, de Rio Claro, se deteve em dois fatores fundamentais: a produção dos tambores e suas formas de execução.

CRUZEIRO DO SUL

Fundada no ano de 2010, a Associação Cultural foi criada para viabilizar atividades culturais de diversas linguagens artísticas.

A principal atuação da Cruzeiro do Sul é abordar culturas populares tradicionais, articulando o encontro de indivíduos e grupos detentores dos conhecimentos dessas manifestações.

APOIO

As atividades recebem o incentivo do Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro, sendo aberta ao público de todas as idades. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3024-0054 ou pelo site www.tambu.com.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.