Ramon Rossi

O JC conversou com os pais ararenses de Gustavo Parolin, 8, que é autista. Eles ficaram felizes com a decisão do Senado de aprovar, na última terça-feira (2), o Projeto de Lei que prevê a inclusão de informações sobre pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos censos demográficos. O Projeto está, literalmente, a uma ‘Bic’ de distância para a sanção presidencial.

Pai de Gustavo, Davi Parolin, é presidente do Gama (Grupo de Amigos dos Autistas de Araras) e vem desempenhando um  importante papel como membro do movimento nacional Capricha na Inclusão. Ele destacou a importância do Projeto.

“Ter informações verídicas que comprovem o real número de pessoas com autismo no Brasil leva o poder público e demais iniciativas a buscarem recursos e políticas públicas inclusivas para os autistas e suas famílias”, comentou.

Ontem, durante o dia todo, muitos pais estiveram em Brasília. Entre eles, associações da sociedade civil organizada que participam do movimento nacional Capricha na Inclusão.

“O Capricha na Inclusão é um movimento que reúne demais movimentos, familiares, profissionais, professores, advogados, pesquisadores que estão em busca de melhores condições na inclusão do autista na sociedade e demais meios públicos”, falou Parolin.

Para a mãe de Gustavo, Tamires Parolin, com essas informações no censo 2020, o poder público verá a quantidade de crianças e famílias que precisam de apoio. “Acredito que esse foi, sem dúvida, um passo importante não só para as crianças e jovens de hoje, mas também para melhores condições de vida para as gerações futuras”, contou ela ao JC.

Atualmente, Araras possui 62 alunos autistas matriculados na rede municipal de ensino que recebem acompanhamento necessário para o desenvolvimento.

Vale ressaltar que, na Câmara Municipal, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), já levanta essa bandeira há anos, criando políticas públicas direcionadas às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. A parlamentar já levou à Câmara vários projetos que foram aprovados entre os vereadores. Sendo eles: Mês do Autismo, Carteirinha do Autista e intermediou o Cia (Centro de Inclusão para Autistas) – junto ao Gama, que atualmente funciona no Ceren (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional em Neurológico) José Canzi Junior.

“Tenho como um dos meus pilares de mandato na Câmara a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Como professora de educação especial há mais de 30 anos, sei da realidade enfrentada por todos eles, bem como por suas famílias. Garantir os seus direitos e promover políticas públicas para facilitar o diagnóstico dos autistas, em especial, foram grandes conquistas dos últimos anos. Com o censo ficará a mostra toda a necessidade de criação de serviços visando o pleno desenvolvimento dos autistas”, disse a parlamentar.

Gama 

O Gama foi criado em 29 de janeiro de 2017 pelos pais Rodrigo Zuquetto e Davi Parolin com o intuito de buscar um mundo melhor para as crianças com TEA na região. Em pouco tempo esse grupo cresceu e se transformou em uma grande família azul. Atualmente o Gama desenvolve atividades para inclusão social, compartilha informações e acolhe dezenas de pais em suas reuniões.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.