Apesar do grande avanço da vacinação contra a Covid-19 em Rio Claro, com índices superiores de várias cidades vizinhas, ainda há munícipes que não tomaram a vacina na cidade. É o que aponta um levantamento da Vigilância Epidemiológica, da Fundação Municipal de Saúde, a partir de solicitação de dados do JC. Somente neste mês de outubro, até o dia 14 (quinta-feira) foram hospitalizados por Covid seis pacientes.

Entre eles, dois não tomaram a vacina; três tomaram duas doses e um paciente tomou três doses. Os demais pacientes que estão hospitalizados por Covid foram internados em meses anteriores. Já em relação aos óbitos ocasionados pelo coronavírus em outubro, uma idosa tinha recebido as duas doses e outra não havia sido vacinada, confirma em nota a gestão da administração municipal de Rio Claro.

“A orientação da Vigilância Epidemiológica é que as pessoas tomem a vacina contra a Covid e retornem para a segunda dose. No caso de idosos, pessoas com alto grau de imunossupressão e profissionais de saúde também é necessária a terceira dose. A vacinação é fundamental na redução de hospitalizações e óbitos”, comunica.

A campanha de vacinação em Rio Claro colaborou com a redução das internações de pacientes. Reportagem do Jornal Cidade, no início deste mês, evidenciou dados científicos coletados também pelo Comitê AntiCovid da Unesp, formado por pesquisadores, os quais apontaram em quatro meses, de junho a setembro, que o índice de novos casos positivos despencou em 91,6%, de internação em 97,5% e de óbitos em 86,2%.

VACINADOS

Na primeira quinzena de outubro o vacinômetro de Rio Claro saltou de 286.287 mil doses aplicadas para quase 308.462 mil. Somente nessa sexta-feira (15) foram confirmadas 164.914 pessoas com a primeira dose, 127.158 pessoas com a segunda dose, 4.806 pessoas com a dose única e 11.584 pessoas que já receberam a dose de reforço (terceira dose). Isto é, Rio Claro tem quase 63% da população com duas doses ou dose única contra Covid-19.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.