Vagas são nas áreas de Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria (Foto: UFSCar)

De hoje (12/9) até 3 de outubro, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare), gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). No total, são mais de quatro mil vagas de residências em 92 instituições do País. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão disponíveis 10 vagas de residência médica nas áreas de Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria. As inscrições devem ser feitas pelo site enare.ebserh.gov.br.

O processo seletivo nacional unificado contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com vagas de Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido. Dentre as profissões estão Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Biomedicina.

O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidade de escolha de onde o residente quer atuar, dentre outras.

As informações completas sobre o Exame e as instruções para inscrição estão nos editais disponíveis em enare.ebserh.gov.br. As provas objetivas estão previstas para o dia 6 de novembro nas capitais de todos os estados e Distrito Federal, além de 23 grandes centros. A previsão é que o resultado seja divulgado no final deste ano, uma vez que o período para a matrícula dos aprovados é de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023.

Vagas na UFSCar

Na UFSCar, estão ofertadas 10 vagas no Programa de Residência Médica, nas seguintes áreas: quatro vagas para Clínica Médica, duas vagas para Medicina de Família e Comunidade e quatro vagas para Pediatria. Esta última especialidade está sendo ofertada pela primeira vez na Instituição.

Enem da Residência

O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que integra o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao final, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas em aberto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.