Da Redação

A UFA (União dos Ferroviários Aposentados) realiza neste sábado, dia 30 de maio, a 8ª Campanha de Prevenção à Cegueira Proveniente de Glaucoma e Catarata. A campanha é destinada a pessoas com 60 anos ou mais de idade. O evento será realizado no Grêmio Recreativo, das 8 às 17 horas.

O presidente da UFA, José Gil Godillo Filho, explica que as consultas são gratuitas. Serão distribuídas 1.000 senhas. Ele conta que no ano passado foram realizados 1.118 atendimentos no Grupo Ginástico e a meta para este ano é manter o número. Toda a população que se enquadre nos requisitos da campanha está convidada a participar.

Segundo um dos organizadores do evento, Omar Guilherme Ibrahim Ahmad, cerca de 30% das pessoas que passam pelo evento apresentam catarata e aproximadamente 5% têm glaucoma. “O glaucoma é mais agressivo, pois apresenta a perda progressiva da visão, mas com o diagnóstico é possível estabilizar, quanto mais cedo for diagnosticado, melhor o prognóstico”, observa.

2905-0701

Rodrigo Emerson de Carvalho, também organizador do evento, comenta que a catarata é reversível através de cirurgia e, a partir do diagnóstico realizado durante o evento, o paciente é encaminhado para procurar um oftalmologista. “Hoje a cirurgia dura apenas cinco minutos”, acrescenta.

O Grêmio Recreativo fica na Rua 9, número 1.569, no bairro Santa Cruz. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da UFA: (19) 3534-8687.

A catarata é uma doença caracterizada pela lesão ocular que causa opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente natural do olho que tem como finalidade focalizar as imagens na retina. A catarata causa perda na transparência dessa lente, tornando-a opaca e com coloração esbranquiçada. Com o passar do tempo, a visão pode ser afetada pela catarata progressivamente, de forma parcial e podendo chegar a afetar totalmente, impedindo a pessoa de enxergar.

O glaucoma é uma alteração do nervo que leva a uma diminuição concêntrica do campo visual, até que se tenha a perda da visão. O aumento da pressão ocular agrava essa degeneração óptica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.