Mutirão para papanicolau e vacinação será realizado nesta segunda e terça-feira (25), das 17 às 20 horas, na unidade básica de saúde do bairro Vila Cristina. Ao todo serão 60 exames de papanicolau, com 20 vagas para pacientes não agendadas. A faixa etária para o exame é de 25 a 64 anos. A unidade fica na Rua José Felício Castellano, 1.784.

Para fazer o papanicolau é necessário apresentar cartão SUS, RG e CPF. No caso de vacinação, é necessário também a carteirinha de vacina. Serão aplicadas as doses de rotina e também de campanha.

A campanha contra a pólio atende crianças de 1 ano a menores de 5 anos. A vacinação Covid é para pessoas a partir de 3 anos. As doses contra a gripe são para todos com mais de 6 meses. E a multivacinação para pessoas menores de 15 anos. Todos podem aproveitar para colocar a vacinação em dia.

Também serão expedidos pedidos de mamografia, levando em consideração a idade da paciente e demais critérios, como a data do último exame.

Com os mutirões, a Fundação Municipal de Saúde amplia o acesso aos exames, como parte da programação do Outubro Rosa. Os exames de papanicolau também são realizados em demais unidades de saúde do município e podem ser agendados pelo telefone 0800 019 0999.

Preparo para papanicolau

Para realizar o papanicolau é necessário que a paciente esteja há três dias sem relações sexuais; não esteja menstruada há cinco dias; e no dia do exame não utilize creme ou pomada vaginal. Antes de ir à unidade a paciente pode tomar banho normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.