A unidade básica de saúde da Avenida 29 estará aberta nesta quarta (19) e quinta-feira também em período noturno. Das 17 às 21 horas haverá mutirão para exames de papanicolau e também vacinação. Não é necessário agendamento, nem ser cadastrada na unidade para receber o atendimento. O mutirão noturno começou nesta terça-feira (18).

Para fazer o exame de papanicolau é necessário apresentar cartão SUS, RG e CPF. O cartão SUS poderá ser providenciado no momento do atendimento, caso o usuário ainda não tenha. No caso de vacinação, é necessário também a carteirinha de vacina. Serão aplicadas as doses de rotina e também de campanha.

A campanha contra a pólio atende crianças de 1 ano a menores de 5 anos. A vacinação Covid é para pessoas a partir de 3 anos. As doses contra a gripe são para todos com mais de 6 meses. E a multivacinação para pessoas menores de 15 anos. Todos podem aproveitar para colocar a vacinação em dia.

Também serão realizados pedidos de mamografia, levando em consideração a idade da paciente e demais critérios, como a data do último exame.

Com os mutirões, a Fundação Municipal de Saúde amplia o acesso aos exames, como parte da programação do Outubro Rosa. Neste mês mutirões estão sendo realizados em 11 unidades, inclusive com ofertas de exames aos sábados e período noturno. Os exames de papanicolau também são realizados em demais unidades de saúde do município e podem ser agendados pelo telefone 0800 019 0999.

Preparo para panicolau

Para realizar o papanicolau é necessário que a paciente esteja há três dias sem relações sexuais; não esteja menstruada há cinco dias; e no dia do exame não utilize creme ou pomada vaginal. Antes de ir à unidade a paciente pode tomar banho normalmente e menor de idade deve estar acompanhada da mãe ou responsável.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Aos 26 anos, jovem sai de RC e promove eventos no Canadá

Pontos de alagamento são registrados após chuva em Rio Claro