Matheus Pezzotti

RC Basquete e Liga Sorocabana são os dois últimos colocados do NBB e disputam pela fuga do rebaixamento. Uberlândia, em 14º, tem chances remotas de classificação.
RC Basquete e Liga Sorocabana são os dois últimos colocados do NBB e disputam pela fuga do rebaixamento. Uberlândia, em 14º, tem chances remotas de classificação

Na última quinta-feira (26), o presidente do Uberlândia, Wellington Salgado, anunciou o fim das atividades do Uberlândia ao término do NBB 7.

Segundo o proprietário do clube, o time faz parte de um projeto ligado ao marketing de uma de suas universidades e, devido à crise financeira  na educação, haverá cortes. E uma destas exclusões será a da equipe que iniciou o projeto em 1998.

“A cidade se acostumou com o time sempre de ponta. Esse ano montamos uma equipe boa, mas perdemos o americano (Caleb Brown, armador lesionado) e as coisas desandaram. Mas é uma questão meramente econômica, só se a crise na educação parar de atacar. Todos estão de férias no dia 03 de abril”, disse, com referência a data do último jogo do time no NBB, contra o Palmeiras.

Caso seja confirmado o desligamento do time da elite, o campeonato poderá não ter rebaixado, que pelo regulamento, é o último colocado, que atualmente é o time da Liga Sorocabana. E essa situação interessa ao Rio Claro Basquete, já que o time tem sete vitórias, uma a mais que o time sorocabano, e 21 derrotas e disputa diretamente com o time de Rinaldo Rodrigues, pela fuga do rebaixamento. Vale lembrar que no confronto direto, a equipe rio-clarense leva vantagem.

O técnico Marcelo Tamião tem dúvidas quanto a veracidade deste anúncio de Wellington Salgado e afirma que jogará os dois últimos jogos fora de casa, contra Flamengo e Macaé, como se nada tivesse acontecido, com o rebaixamento ainda em vigor.

“É preciso enviar uma carta oficial para a Liga Nacional e até agora isso não foi feito. Mas se isso realmente acontecer, não haverá rebaixamento, mas estamhos trabalhando com a possibilidade, pois acredito que esta situação será definida apenas quando o campeonato acabar”, afirmou.

HISTÓRICO
Formado em 1998, o Uberlândia passa pela segunda interrupção nas atividades. A primeira foi entre 2007 e 2010. Entre as maiores conquistas, a equipe mineira tem o título do Campeonato Nacional de Basquete em 2004, com o grupo comandado por Hélio Rubens, no qual o rio-clarense Valtinho fez parte.

O Uberlândia também acumula 14 conquistas do Campeonato Mineiro e um Sul-Americano de Basquete, em 2005. A última temporada de destaque do time foi em 2012/2013, quando foi vice do NBB, culminando no bicampeonato do Flamengo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.