A prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), continua promovendo atividades e cursos para ampliar as informações e a conscientização sobre questões ambientais. Uma delas é o Programa de Formação Ambiental (Proamb), iniciado em maio deste ano, direcionado a alunos do Ensino Fundamental e
Ensino Médio de escolas municipais, estaduais e particulares.

Nessa sexta-feira (17), cerca de 110 alunos de duas turmas do quinto ano e de duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental da escola estadual José Fernandes, do Distrito de Ajapi, foram os primeiros a receber o certificado de conclusão do programa, com solenidade realizada no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

“É uma ação que tem como objetivo incorporar ainda mais os valores de respeito ao meio ambiente ao cotidiano das pessoas, ajudando na formação de cidadãos preocupados com o futuro”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante a entrega dos certificados.

Para a realização do curso, que é gratuito, é necessária a participação dos alunos em quatro encontros, cujos temas são: “Meio Ambiente e Cidadania”, “Resíduos Sólidos e Poluição”, “Para onde vai o meu resíduo?” e “Reflexão sobre o curso”. Cada encontro tem a duração de uma hora-aula, sendo que na última os alunos fazem redação com os temas abordados. Ao término das atividades, é entregue certificado de conclusão do Proamb.

“É um curso inovador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no qual desenvolvemos o senso de cidadania e conscientização dos alunos em relação ao meio ambiente, formando agentes ambientais que valorizam e respeitam a natureza”, comenta Ricardo Gobbi e Silva, secretário municipal de Meio Ambiente, também presente ao evento.

O diretor municipal de Meio Ambiente, Iuri Antonio, e o gerente de conservações da Sema, Leonardo Andrade, assim como o coordenador ambiental da secretaria de Educação, Edison Andrade, e o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, também acompanharam a entrega dos certificados.

As escolas interessadas em participar devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. O curso é realizado dentro da sala de aula da escola participante, com limite de 60 alunos por turma. Quatro escolas estão fazendo o curso no momento e para participar do Proamb ainda neste ano as inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro.

Essa é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura de Rio Claro em atenção às diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária e obtêm o certificado garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.