A antiga história envolvendo os túneis de Rio Claro, que segundo discussões populares poderiam englobar um roteiro subterrâneo no Centro do município interligando prédios históricos, chegou à Câmara de Vereadores. Na sessão de segunda-feira (9), o vereador Moisés Marques (PP) defendeu em requerimento a criação de uma programação turística para visitação dos túneis, que estão fechados há décadas e mexem com o imaginário da população.

“A própria população vem pedindo, que os munícipes precisam saber a verdade, da infraestrutura, como faz para manter (sic). Nossa cidade precisa de um turismo forte, isso poderia ser feito, pode ser uma atração para os munícipes e visitantes, de suma importância”, declarou. O assunto reverberou entre os demais parlamentares. Rafael Andreeta (sem partido) foi o primeiro a ser contrário à proposta.

“A cidade está cheia de problemas, vou atrás de túneis? Tantos problemas na saúde, falta de creche, segurança, índice altíssimo de violência e morte, como é que vai determinar alguém para correr atrás de túnel? É óbvio que seria bom para o turismo, mas a cidade está cheia de problemas”, pontuou.

A vereadora Carol Gomes (Cidadania) destacou que “vários historiadores já fizeram levantamento sobre isso. O túnel já foi aberto algumas vezes, (…) não é um segredo para ninguém. Entrar no túnel para fazer visitação deteriora o que é um patrimônio, eles não se interligam mais, foram fechados há muito tempo”, declarou.

O debate seguiu com o vereador Luciano Bonsucesso (PL), que elogiou a proposta de Moisés, apesar de pontuar outras necessidades. “Temos muitas coisas para nos preocuparmos, como hospitais, doenças, covid, guerra. Entendo sua posição, Moisés. (…) Voto favorável ao requerimento para saber dos túneis. (…) Vai que é uma ideia que dê certo e gera renda para Rio Claro”, disse.

Serginho Carnevale (União Brasil) criticou a ideia. “Não há muito o que ser feito, um dinheiro que pode ser gasto de uma forma vultosa para Rio Claro, entendo a curiosidade para se descobrir o mistério numa cidade tão provinciana (…) acho que a gente precisa andar pra frente”, afirmou.

Irander Augusto (Republicanos) destacou que “o que está repercutindo em nossa cidade é que nossas escolas estão sendo ringues de brigas”, pontuando necessidade de se debater esse assunto, e não a abertura de túneis. Moisés retomou a palavra dizendo que é uma sugestão a proposta dos túneis, “nenhum tempo falo de onerar, em nenhum momento disse que túnel é prioridade, e não a educação e segurança, me preocupo com todas as questões”, disse pedindo respeito à ideia apresentada. Os vereadores Rafael, Carol, Serginho, Irander e Val Demarchi (União Brasil) votaram contra o requerimento, que foi aprovado pela maioria.

Confira a discussão sobre os túneis na última sessão da câmara:

Superintendente do Arquivo Público diz que não há documentos comprobatórios sobre os túneis

Foto do que seria de um dos túneis (Foto: Rio Claro On-line)

A reportagem do Jornal Cidade procurou o Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro “Oscar de Arruda Penteado” para consultar se há documentações sobre a existência dos túneis em Rio Claro. Segundo a superintendente Mônica Frandi Ferreira, a autarquia não possui documentos comprobatórios da existência dos possíveis túneis interligando prédios da região central da nossa cidade, assunto que instiga há tempos o imaginário local.

“É de conhecimento público, no entanto, que o Sr. Anselmo Aparecido Selingardi Junior, falecido recentemente no dia 29 de abril, dedicou-se como pesquisador e perito judicial em Antropologia e Documentação Histórica, a realizar algumas escavações a fim de obter provas da sua existência, sem, contudo, publicar nenhum registro conclusivo sobre o tema”, informa.

O sítio arqueológico já foi tema de diversas reportagens ao longo dos anos 1990 e mais recentemente em portais na internet, que “redescobriram” o assunto, aguçando a curiosidade da população. As hipóteses levantadas são muitas, mas exige investigação avançada para alcançar resultados que possam se tornar documentos comprobatórios. Nos portais Rio Claro Online, Orgulho de Ser Paulista e Mega Curioso há as especulações sobre o assunto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.