Sidney Navas

Para fazer aquele arroz soltinho ou um feijão consistente são necessários alguns cuidados. Panelas limpas com vinagre e bicarbonato de sódio ficam como se fossem novas

truques-basicos-cozinha-1
Dicas importantes de cozinha e limpeza são ferramentas valiosas pra todo mundo

Pode até parecer fácil, mas para preparar um arroz que fique soltinho na panela, ou então cozinhar o feijão no tempo certo são necessários alguns cuidados básicos e determinados truques que só mesmo uma dona de casa experiente sabe colocar em prática. Manter as panelas sempre limpas e brilhando também é possível. Esses utensílios podem ficar com a aparência de estarem sempre novas, usando água e bicarbonato de sódio durante a limpeza.

A funcionária pública, Nair Boer, uma expert na cozinha, repassa algumas dicas úteis que podem ajudar a evitar resultados inesperados e ajudar nas tarefas da cozinha como no preparo do arroz sempre presente em nossas mesas. “O segredo de um arroz soltinho está na quantidade de água colocada na panela e principalmente da qualidade do produto. A minha receita é bastante básica e a princípio toda dona de casa já sabe disso”, explica. Neste caso, ela aconselha a adicionar dois copos ou porções de água para cada medida de arroz. “É preciso antes de tudo ficar atento ao tempo do cozimento. O fogo não pode ser alto ou baixo demais. Cozinhe o arroz em fogo brando por cerca de quinze minutos, sempre com a panela semitampada sem ficar mexendo muito com a colher”, observa.

Onde há um prato de arroz sempre existe o feijão como acompanhamento. Entretanto o feijão nosso de cada dia também merece uma atenção especial. “Na minha casa eu tenho o hábito de deixar o feijão de molho em água quente por aproximadamente 15 minutos. Em um recipiente a parte faço o tempero que será colocado naquela panela onde já está o feijão de molho. Eu reaproveito essa mesma água para fazer o cozimento que não deve ultrapassar os quinze minutos”, diz. O resultado final é um feijão firme e saboroso. Quem quiser pode usar condimentos industrializados. “Eu não gosto e sempre dou preferência para os temperos caseiros”, completa.

PANELAS BRILHANDO

É claro que o com o passar do tempo fica complicado conservar as panelas com todo o brilho original igual quando eram novinhas em folha. Mas Nair Boer revela um segredo. “Para manter as panelas lá de casa como se fossem novas eu costumo misturar vinagre com bicarbonato de sódio na hora da limpeza. Com essa mescla também consigo retirar os restos da massa que ficam grudados na assadeira sem grandes dificuldades e remover manchas de roupas e estofados. É uma maravilha”, comemora.

Mesmo diante de toda a sua experiência, Nair afirma que ainda tem algumas coisas que gostaria de aprender e, até hoje, por exemplo, não descobriu as técnicas de como saborear uma manga sem se lambuzar. “Eu pelo menos não sei fazer isso, até mesmo porque não existe nada mais gostoso do que chupar a fruta debaixo do pé e ficar todo lambuzada. É uma delícia”, brinca.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.