Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

Rio Claro está entre os 406 municípios paulistas elencados com a nota B ou “efetiva”, no IEGM – índice de efetividade da gestão municipal referente a 2014 e divulgado este mês pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Outros 198 municípios foram elencados com um índice de gestão “muito efetivo” ou B+ como as cidades de Ipeúna, Araras e Charqueada. Com índice de gestão em “fase de adequação” ou “C+” estão 30 cidades, entre elas: Analândia, Campinas e Santo André.

Com uma gestão com “baixo nível de adequação” estão 10 municípios paulistas como São Carlos e Sorocaba. Não houve cidades com índice “A” ou “Altamente Efetiva”.

Tribunal de Contas

RIO CLARO

De acordo com os dados referente a Rio Claro, a cidade obteve bons resultados no I-Amb com nota “A” – referente à gestão do Meio Ambiente onde a concentração de municípios nas faixas de resultados A, B+ e B foi de 67% (432 municípios); e no quesito i-Cidade, também com nota “A” – referente à “proteção dos cidadãos”, onde, dos 644 municípios, 375 estão posicionados nas faixas de resultado C+ e C. A educação e a saúde foram avaliadas em B+. No primeiro, 516 (80%) municípios estão posicionados nas faixas de resultados A (Altamente Efetiva) e B+ (Muito Efetiva). No segundo, 485 municípios (75%) ficaram concentrados nas faixas de resultado A e B+. A “Gestão Fiscal”, “Tecnologia da Informação” e “i-Gov” foram avaliados em “efetivos” ou “B”.

O item pior avaliado foi o planejamento, ou o “i-Planejamento”. Neste quesito, 195 municípios obtiveram pontuação nas Faixas A e B+ – Altamente efetiva e Muito efetiva, respectivamente. O total de municípios dentro das faixas C+ e C foi de 52% (337 municípios).

O resultado do Planejamento das Contas Públicas é calculado automaticamente com base nas informações enviadas de forma eletrônica pelos órgãos municipais integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.