Com o aumento da população de Rio Claro e do número de veículos circulando pelas ruas e avenidas, os motoristas do município têm tentado evitar os pontos de congestionamento. Um deles é o da Avenida 7 entre a Rua 1 – no Centro – e a Rua 1-B, no Cidade Nova. Isso porque semanalmente os trens da concessionária Rumo seguem por aquele trecho da linha férrea em direção à antiga Estação Ferroviária e depois para oficinas localizadas na região central.

Com a ação, o trânsito na avenida fica paralisado, chegando, muitas vezes, a 20 minutos segundo os motoristas. A situação fica ainda pior com relação ao horário em que acontece esse tipo de ocorrência: em horário de pico, quando muitos trabalhadores estão saindo do trabalho.

Matheus Barboza se queixa. “Quando estou indo ou voltando do trabalho isso atrapalha muito, principalmente para quem precisa ‘bater ponto’ [na empresa]”, lamenta. A leitora Cybele Marques concorda com a dificuldade enfrentada. “Acho que poderiam fazer isso num horário em que o trânsito está mais tranquilo”, sugere.

A reportagem do JC entrou em contato com a empresa Rumo para que a mesma se posicionasse a respeito do problema indicado pelos moradores. Em nota, afirmou que suas operações seguem todas as normas vigentes e que procura causar o menor impacto possível à população. “O transporte ferroviário é um serviço que deve ser prestado de forma contínua e ininterrupta. Toda ferrovia de carga funciona 24 horas por dia e os horários de circulação dos trens dependem das operações de carregamento e descarregamento, entre outros fatores”, conclui.

Lentidão

Em dias de congestionamento no trânsito ocasionado pela circulação dos trens pela Avenida 7, centenas de carros e outros veículos ficam parados naquele trecho e causam lentidão também nas ruas e avenidas paralelas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA