O projeto para retomada do uso da linha férrea estadual para deslocamento de passageiros também foi comentado pelo secretário do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em entrevista de ontem (20) à Rádio Jovem Pan News Rio Claro, do Grupo JC de Comunicação. O programa Trem Intercidades, lançado pelo Governo de São Paulo, deve ter um investimento de R$ 1,4 bilhão.

Na última semana, o secretário estadual da Fazenda, Henrique Meirelles, havia citado que o trajeto seguiria até Campinas. No entanto, Vinholi ressaltou nessa terça-feira que, numa última e futura fase, o Trem Intercidades deverá sim ir até a cidade de Americana, conforme antes estava sendo previsto. Apesar da articulação de lideranças de Rio Claro, o município não será contemplado no projeto.

Uma consulta pública sobre o projeto em geral está aberta e deve ser concluída até o final do primeiro bimestre de 2021. “Os estudos técnicos seguem até Americana, sendo a primeira fase de Francisco Morato até Jundiaí, depois de Jundiaí até Campinas e Campinas até Americana”, declarou. A entrevista está no www.youtube.com/jcrioclaro.

O projeto faz parte do programa Retomada 21/22 para promover o crescimento econômico por meio da atração do investimento privado em concessões e PPPs (parcerias público-privadas) de projetos que envolvem trens, metrô, rodovias, etc.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.