Funcionários do cartório da Zona Eleitoral número 110, que fica na Rua 8, número 819, Centro

Ednéia Silva

A Justiça Eleitoral está convocando os jovens de 16 e 17 anos de idade para fazerem o alistamento eleitoral. A chamada está sendo feita dentro da segunda edição da Semana do Jovem Eleitor, que acontece até esta sexta-feira (1º). O objetivo é estimular esses jovens, para os quais o voto é facultativo, a tirarem o primeiro título.

O chefe do cartório da 110ª Zona Eleitoral de Rio Claro, Guilherme de Oliveira do Valle Taufic, informa que o prazo para alistamento eleitoral termina no dia 4 de maio. Esse também será o prazo final para transferências de títulos de domicílio eleitoral, atualização de dados e para regularização de pendências. O atendimento é feito por meio de agendamento prévio por meio do site www.tre-sp.jus.br, pelo telefone 148 ou ainda nos cartórios.

Funcionários do cartório da Zona Eleitoral número 110, que fica na Rua 8, número 819, Centro
Funcionários do cartório da Zona Eleitoral número 110, que fica na Rua 8, número 819, Centro

Quem for tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório munido de documento de identidade ou certidão de nascimento, certificado de quitação com o serviço militar (para homens com mais de 18 anos) e comprovante de residência recente. O interessado em transferir o título deve residir no novo domicílio eleitoral há mais de três meses. Nesse caso, é preciso apresentar documento oficial e comprovante do novo endereço.

Taufic ressalta que esse não é o prazo para a biometria. Segundo ele, quem não fizer o cadastramento biométrico poderá votar normalmente nas eleições de outubro. Após o pleito eleitoral, o prazo para a biometria será reaberto. Lúcia Martins esteve no cartório nessa quarta-feira (30) para fazer o cadastramento biométrico. Para ela, o procedimento é importante, porque o voto é um direito do cidadão. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), os jovens que se alistarem já terão a biometria realizada.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.