Ônibus que faz a linha Jardim das Paineiras estacionado no terminal urbano na antiga estação ferroviária na Rua 1

Lucas Calore

A partir deste domingo (27) algumas linhas do transporte coletivo de Rio Claro terão novos horários disponíveis aos usuários. A mudança também atinge o percurso dos ônibus em bairros do município.

Segundo José Maria Chiossi, secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, um estudo começou a ser feito há cerca de quatro meses sobre as linhas ociosas em certos horários. “Na verdade estamos juntando duas linhas em uma só. Por exemplo, a linha Bela Vista/Rodoviária será anexada à linha São Miguel, pois ambas servem a mesma região. Ninguém vai deixar de ter ônibus [para usar]. Teremos cinco carros para essa linha”, explica.

A concessionária pleiteava tarifa entre R$ 3,70 e R$ 4,00
Desde a última segunda-feira, dia 21, estão sendo distribuídos panfletos aos usuários das linhas que sofrerão as novas intervenções

Desagrado

Outra linha anexada é Santa Eliza com Paineiras, e que tem causado maior polêmica entre os usuários. A dona Vilma Berto, de 65 anos, reside no primeiro bairro e queixa-se da mudança. “Vamos ter que, todo dia, dar uma volta maior no Paineiras sem a gente querer. De 15 minutos de viagem vai passar para 45 minutos. Muito ruim isso!”, lamenta.

Um abaixo-assinado foi criado entre os moradores do bairro Santa Eliza como forma de protesto. “Com certeza não estamos contentes com a mudança que querem impor. Estão nos obrigando a percorrer outros bairros antes de chegar em casa”, reclama a leitora Deise Bueno.

O secretário Chiossi explica que a linha Paineiras já atendia o Santa Eliza aos fins de semana e que, portanto, a junção dos percursos foi realizada. Agora, são três veículos à disposição. O Santa Eliza, que tinha um ônibus por hora, passa a ter três no período. “Estamos aumentando a oferta para os usuários”, garante.

Linhas vazias

Além dessas mudanças, também haverá diminuição no horário de circulação de algumas linhas, pois, segundo Chiossi, “os ônibus não podem andar vazios. O custo do ônibus vazio recai na tarifa paga pelo usuário”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.