Wagner Gonçalves

Com a chegada do fim do ano, o movimento na região central aumenta, em especial na Rua 3, considerado um corredor comercial
Com a chegada do fim do ano, o movimento na região central aumenta, em especial na Rua 3, considerada um corredor comercial.

As festividades de fim de ano se aproximam e a busca por presentes de Natal e diversos outros produtos tendem a intensificar o movimento do comércio local. Nesta segunda-feira (15), havia grande fluxo de veículos na área central de Rio Claro. Considerado um corredor comercial, a Rua 3 abriga significativa parte das lojas e pontos comerciais, por isso é um dos pontos mais críticos do trânsito.

No período da tarde, várias vezes o tempo do semáforo verde não era suficiente para que os carros atravessassem o trecho da via com a Avenida 2 e alguns acabavam por parar em pleno cruzamento. Esta foi uma das questões levantadas pelos munícipes quando entrevistados pela equipe de reportagem, na última semana, na seção “Opinião Pública”.

Para Mainara Stein, que vem ao centro frequentemente, a segurança é um dos agravantes: “O trânsito está perigoso, pois não há respeito às sinalizações para pedestres e ciclistas”. Já Alcides Carlos Alves, a solução para o descongestionamento seriam necessárias outras intervenções. “Se houvesse um calçadão e se retirassem as vagas de um lado da rua, ficaria melhor”, sugere.

Nesse sentido, algumas discussões já foram feitas sobre o tema, mas o assunto divide opiniões. Em 2012, houve petições de alguns comerciantes que se diziam a favor da medida que transformasse a via no popularmente conhecido como calçadão, que necessitaria de alargamento da via. No entanto, até o momento o projeto não teve andamento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.