No final da tarde desta quinta-feira (18) uma fatalidade tirou a vida de um bebê, um menino de apenas sete meses. A criança foi levada até a UPA da Avenida 29 mas já deu entrada sem vida.

Mesmo assim, na unidade de saúde, todos os procedimentos e protocolos foram seguidos conforme indica a Sociedade Brasileira de Pediatria.

O corpo da criança será encaminhado para o Instituto Médico Legal de Rio Claro e ainda não há informações sobre velório nem sepultamento.

Como agir em caso de engasgo em bebês

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.