O Carnaval em Santa Gertrudes começa nesta sexta-feira (1º de março) com o tradicional Bloco do Macarrão, a partir das 19h30.

O bloco não realiza desfile pelas ruas, mas a atividade principal chama tanto a atenção quanto: é servido o macarrão feito na hora aos presentes. Neste ano, o molho é de calabresa.

O evento foi uma iniciativa que começou na casa do ex-prefeito Valtimir Ribeirão, nos anos 1990.

Segundo Miguel Ribeirão, filho de Valtimir, a casa do pai era ponto de encontro para os foliões da cidade: “Tudo começou na década de 90, com o bloco carnavalesco ‘Inferno Verde’.
Após o desfile, o pessoal do bloco se reunia na casa do meu pai, onde era servido macarrão com diversos tipos de molho, principalmente sardinha. Isso se repetiu por vários anos”, conta.

Entre 2005 e 2008, período da quarta gestão de Valtimir como prefeito de Santa Gertrudes, o prato passou a ser vendido nas ruas durante o desfile das escolas de samba na cidade. A venda tinha um bom motivo: reverter a renda para o Fundo Social de Santa Gertrudes.

Depois desse período, por quase uma década, o evento não aconteceu: “Após o falecimento do meu pai, em uma reunião informal de amigos, surgiu a ideia da volta do Bloco do Macarrão como uma homenagem a ele”, explica Miguel.

Usando abadás, atualmente o bloco tem a participação da população e se reúne na Avenida 1, entre ruas 2 e 3, ao som de uma banda tocando marchinhas: “O pessoal se diverte ao som da ‘Bandeira Branca’, marchinha preferida do meu pai”, pontua Miguel, que atualmente é chefe de gabinete na administração municipal.

A arrecadação com a venda do macarrão na noite desta sexta-feira será destinada às entidades sociais de Santa Gertrudes.

O homenageado

Valtimir Ribeirão ocupou o cargo de prefeito municipal em Santa Gertrudes durante quatro mandatos, de 1973 a 1977, de 1983 a 1988, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008. Ele faleceu em 24 de junho de 2017.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Intervalo: