Carine Corrêa

O governo do Estado divulgou os índices criminais dos municípios paulistas referentes ao mês de agosto. Em uma análise do período de janeiro a agosto deste ano com o mesmo do ano passado, todos os crimes reduziram-se, exceto os casos de estupro.

Detalhado

Até o mês de agosto foram 8 assassinatos em Rio Claro, contra 22 ocorrências em 2014, o que representa uma redução de 63%. Tentativas de homicídio reduziram-se em 6%: enquanto no ano passado aconteceram 16 tentados, neste ano foram 15.

Do registro da pasta ainda consta que foram 580 ocorrências de lesões corporais dolosas que aconteceram neste ano no município, de janeiro a agosto; em 2014 foram 682 ocorrências do mesmo gênero. Em porcentagem, a queda é de 15%.

Roubos em geral também apresentaram queda no período. Foram 826 casos no ano passado e 751 neste ano, uma redução de 9%. Roubos de veículos diminuíram em 14%. Em 2015 o setor policial registrou 170 ocorrências até o mês de agosto, enquanto que no ano passado foram 199.

Furtos de veículos caíram em 30%: em 2014 a Polícia registrou 685 delitos no período. Neste ano, 481. Por fim, os estupros aumentaram em 87%. Dezesseis casos em 2014 e trinta neste ano, no período de janeiro a agosto.

Na região

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, esteve em Piracicaba no último dia 22 para apresentar os índices criminais da região. A reportagem do JC esteve no local e participou da coletiva com o secretário. Na ocasião ele também defendeu a redução da maioridade penal.

Os 23 municípios que compõem o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) de Piracicaba – o qual inclui o município de Rio Claro – apresentaram queda de 25% nos homicídios dolosos em agosto. O indicador passou de 166 para 125. Houve recuo também nos roubos em geral e furtos e roubos de veículos. A região do Gamesp não registrou nenhum a banco no mês.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.