A Tocha Olímpica é um dos principais e icônicos símbolos dos Jogos Olímpicos

Matheus Pezzotti

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 divulgou parte do trajeto do revezamento da Tocha Olímpica. Um dos símbolos máximos das Olimpíadas estará no Estado de São Paulo de 16 a 27 de julho, passando por 41 cidades, antes de entrar na fase final do percurso, no Rio de Janeiro, quando será utilizada para acender a pira no Maracanã, em 5 de agosto, durante a cerimônia de abertura do evento.

Em Rio Claro, a Tocha Olímpica vai passar no dia 20 de julho, em um revezamento com percurso de 3.200 metros, com dois rio-clarenses escolhidos: Filipe Fuzaro, do Tiro Olímpico, e Eric Arthur Romualdo, o Eric Tatu, armador da equipe do Rio Claro Basquete. “Fundamentaram a escolha dos indicados os respectivos currículos esportivos”, diz nota enviada pela prefeitura quando questionada pela Redação do JC sobre quais seriam os escolhidos, no final do ano passado.

A Tocha Olímpica é um dos principais e icônicos símbolos dos Jogos Olímpicos
A Tocha Olímpica é um dos principais e icônicos símbolos dos Jogos Olímpicos

Outro atleta de Rio Claro carregará a tocha. Leonardo Raposo, do tiro esportivo, natural de São Paulo, há 20 anos morando na cidade rio-clarense, como um dos 1.100 escolhidos na promoção “Isso é Ouro”, da Coca-Cola, patrocinadora dos Jogos Olímpicos e do evento do revezamento da tocha olímpica desde 1992.

Também no dia 20, a Tocha Olímpica passará por Limeira, Americana e Campinas. A primeira cidade a receber o evento será Itararé, no dia 16 de julho, já que o revezamento passará antes pelo Paraná. A última cidade será Ubatuba, no dia 27 de julho, antes do revezamento prosseguir para Paraty, já no Rio de Janeiro, no mesmo dia. São Paulo é a única cidade do estado que abriga o artefato por um dia completo, marcado para 24 de julho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA