Atenção, eleitores. Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para regularização, atualização, alistamento ou transferência do título de eleitor. Em Rio Claro, dados atualizados na manhã do último sábado (30) pela Justiça Eleitoral apontavam que 32.663 rio-clarenses ainda estavam com seus títulos cancelados.

A regularização é obrigatória para que todos possam votar nos candidatos das eleições gerais à presidência da República, ao Governo do Estado de São Paulo, além do Congresso Nacional e Assembleia Legislativa.

De acordo com o chefe do cartório da 110ª Zona Eleitoral, Guilherme Taufic, esses eleitores podem não ter feito a biometria até o final de 2019 ou não votado, justificado e pagado multa em três turnos consecutivos.

“Sempre teve como causa o cancelamento o fato de a pessoa não fazer a regularização dos três turnos consecutivos, por isso sempre tivemos títulos cancelados. Aqui em Rio Claro têm os eleitores que não compareceram dentro do prazo para o cadastramento biométrico obrigatório”, explica.

Uma dúvida grande entre os eleitores que não votaram especificamente apenas no último pleito, das eleições municipais, é se os mesmos poderão comparecer para a votação geral deste ano. Conforme informa o chefe do cartório, “a pessoa que não votou em 2020, se for só essa eleição, ela pode ficar tranquila e poderá votar. Também [pode votar] quem não votou em um turno ou dois de eleições anteriores”, afirma. Para ter a certeza da quitação eleitoral, deve-se realizar consulta online pelo site www.tse.jus.br.

Aqueles que não estão com o título de eleitor regularizado podem sofrer penalidades. “Além de não pode votar, a pessoa pode ter o CPF suspenso, pode ter dificuldade para se matricular em universidades, principalmente as públicas, obter empréstimos em bancos públicos, renovar passaporte, tomar posse em cargos públicos, são vários os prejuízos”, finaliza.

Serviço

O Cartório Eleitoral 110ª ZE fica localizado na Rua 8, nº 819 – avenidas 5 e 7 – Centro e o Cartório Eleitoral 288ª ZE está localizado na Avenida 13, nº 634 – ruas 5 e 6 – Centro. Os plantões atendem nesta terça (3), até as 18 horas e na quarta-feira (4), das 9h às 18 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue