A concessionária BRK, responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Rio Claro, vai realizar neste mês de agosto um teste com fumaça na rede coletora de esgoto do município. O trabalho será executado no bairro Terras de Ajapi, na quinta-feira, dia 31 de agosto.  

Esse procedimento serve para manter a funcionalidade das redes públicas de esgoto, operadas pela empresa no município, e para detectar possíveis irregularidades nas tubulações, como infiltração de águas pluviais ou falhas de estanqueidade (vazamentos) nas vias públicas e em imóveis. 

O teste é bastante simples. Técnicos da concessionária, com a aplicação de equipamento específico, injetam a fumaça em alguns poços de visita (PVs) – estruturas do sistema de esgoto identificadas por tampas de ferro localizadas, geralmente, no centro das ruas e nas esquinas. E, dependendo do local que a fumaça sair, é possível constatar se há alguma irregularidade na tubulação.  

“Esse é um importante trabalho preventivo. Com o uso dessa tecnologia, a fumaça é visualizada em poucos instantes após sua aplicação, o que nos permite identificar possíveis problemas e agir diante deles. É uma maneira de melhorar continuamente a prestação dos nossos serviços no município”, informa Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Rio Claro.  

Durante a execução do teste, a fumaça poderá sair por calçadas e outros pontos da superfície, por instalações internas das casas, como banheiros e áreas de serviço, e ainda na parte externa, como ralos e calhas. A fumaça utilizada durante o procedimento é atóxica, sem cheiro e não prejudicial à saúde. 

Para informar e alertar os moradores do bairro sobre o procedimento, a concessionária distribui durante esta semana um folheto sobre a inspeção nas redes de esgoto. “Buscamos com essa medida informar nossos clientes de forma prévia a execução do serviço, mantendo-os esclarecidos sobre a ação e reforçando a importância desse procedimento como um trabalho preventivo executado no bairro”, reforça o gerente.  

O teste de fumaça será aplicado nas ruas 06, 06A, 07, 08A, da avenida 06 até a avenida 10, englobando cerca de 1.200 metros de tubulações. O trabalho no local está programado para ocorrer das 8h às 17h.  

Em caso de dúvidas, a BRK presta atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001. Informações também podem ser obtidas na página da empresa na internet: http://www.brkambiental.com.br/rio-claro

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: