Prática de atividade física e passeio com os animais precisam ser realizados com atenção e com todos os cuidados necessários. A hidratação é fundamental, principalmente nos dias quentes

Laura Tesseti

Os instrumentos do Centro de Análise e Planejamento Ambiental da Unesp de Rio Claro registraram, na tarde de segunda-feira (20), temperatura de 35°C.

Carlo Burigo, responsável pelas medições feitas pelo Ceapla, explica que a temperatura é a mais alta registrada em Rio Claro no ano de 2017: “No mês de janeiro os termômetros também chegaram a marcar 35°C. Atingimos nesses dois meses a temperatura mais alta do ano”, fala.

E é fundamental que os devidos cuidados sejam tomados para que o corpo sinta o menos possível os efeitos das altas temperaturas. Para isso é preciso manter-se hidratado e usar roupas leves. A prática de atividade física também necessita de cuidados específicos, como o horário de exposição. Usar filtro solar é imprescindível, mas se faz ainda mais durante o verão.

ANIMAIS

Sair para passear no fim da tarde e levar os animais de estimação é uma prática bem comum no verão, mas, assim como os humanos sofrem com o calor, os pets também. E os cuidados precisam ser tomados: “As pessoas devem se certificar de que o animal tenha sempre água limpa e fresca à disposição, que tenha acesso a área arejada e sombra, além do cuidado durante o passeio para não ocorrerem queimaduras no coxins, as almofadinhas das patas”, explica Camila Vitte, veterinária.

Sobre saber qual a temperatura certa para sair com o animal, a profissional orienta: “Para isso, é importante sempre colocar o pé no chão para saber se a temperatura está adequada ao passeio. E claro, evitar os horários mais quentes do dia, preferindo o período da manhã ou após as 16 horas”, finaliza.

CHUVAS

Até o dia 20 de janeiro, o registro de chuvas foi de 37,5 milímetros. Segundo Burigo, a quantidade esperada se aproxima de 216 milímetros no mês.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.