João Arenna

Inovação é, sem dúvida, a bola da vez para as empresas, afinal, ainda considerando os efeitos da pandemia, atualmente, é condição básica rever conceitos e buscar se diferenciar para manter-se no mercado.

Meu convidado sabe bem como isso funciona, pois está há muito tempo buscando e oferecendo alternativas para as empresas se abrirem para o processo de inovação.

Assim, esta coluna tem o prazer de receber o Sr. JOÃO ZAINE, PUBLICITÁRIO e GERENTE REGIONAL DO CIESP, CENTRO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, para dividir conosco sua experiência como gestor focado em orientar e conduzir as empresas para a inovação, respondendo à minha primeira pergunta:

– Sr. Zaine, como Gerente Regional do CIESP/RIO CLARO, qual sua análise sobre a real necessidade de as empresas focarem em inovação como um diferencial no mercado?

Na verdade, eu acho que a inovação já não é mais um diferencial de mercado. A inovação é praticamente uma obrigação. A empresa tem que estar focada nos processos de inovação, atenta às mudanças que o mercado está apresentando, não só no Brasil, mas no mundo, porque hoje ninguém conversa isoladamente. O mundo se conversa 24 horas por dia todos os momentos, porque se é dia aqui, é noite na China, se é noite na China, é dia aqui e assim vai, sucessivamente, né? Então, o mundo não para mais, não temos mais tempo para ficar esperando processos de inovação. Isso é uma obrigação! Toda empresa que quer sobreviver no mercado tem que estar com o seu processo de inovação já “estartado”, pronto, andando e em funcionamento, em pleno funcionamento!

As observações do Sr. Zaine evidenciam a importância que a inovação tem hoje para a manutenção das empresas, em especial considerando que não se trata de os empresários saberem se devem ou não inovar, mas sim o quê, quando e como implantarão seus novos projetos para continuarem competitivos.

Bem, finalizando, aproveito para agradecer a gentileza e participação do Sr. JOÃO ZAINE, PUBLICITÁRIO e GERENTE REGIONAL DO CIESP, CENTRO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, na minha coluna e desejo muito sucesso a ele e a todas as empresas associadas ao CIESP!

Caro leitor e leitora, gostou da informação?

Quer entender um pouco mais sobre os IMPACTOS DA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS na opinião do Sr. JOÃO ZAINE e do CIESP?

Para ouvir as 3 RESPOSTAS gentilmente oferecidas pelo Sr. ZAINE, basta acessar o Instagram: @oarennacursosonline. Por lá você também confere a entrevista na íntegra.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.