SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O tenista brasileiro Bruno Soares conquistou nesta quinta-feira (10), ao lado do croata Mate Pavic, o título de duplas do US Open. Eles derrotaram a parceria formada pelo também croata Nikola Mektic e o holandês Wesley Koolhof, por 2 sets a 0 (7/5 e 6/3).

Esse é o terceiro título de Grand Slam de Soares nas duplas masculinas, o segundo no torneio de Nova York –que neste ano está sendo disputado sem público por causa da pandemia.

Em 2016, o mineiro teve o melhor ano de sua carreira, conquistando o US Open e o Australian Open, ao lado do britânico Jamie Murray. Foi quando ele atingiu a vice-liderança do ranking mundial, sua melhor posição na carreira.

Em duplas mistas, ele também já ergueu três troféus de Slam, dois nos EUA (2012 e 2014) e um na Austrália (2016).

Aos 38 anos, Soares não vivia seu melhor momento nos últimos anos (ocupa a 27ª posição do ranking), mas surpresas são comuns na modalidade de duplas, e ele aproveitou o primeiro Grand Slam disputado após uma paralisação do circuito por cinco meses para protagonizar uma delas ao lado de Pavic, 27.

Ele e o croatam estão juntos desde junho de 2019, após o brasileiro encerrar uma parceria de três anos e meio com Murray, irmão do ex-número 1 do mundo de simples Andy.

Até então, o único título de Soares e Pavic havia sido conquistado no Masters 1.000 de Xangai, em outubro do ano passado.

Com performances inconstantes, a dupla não era cabeça de chave deste US Open, enquanto os finalistas ocupavam a posição de número oito entre os favoritos da disputa.

Na estreia, eles haviam eliminados os cabeças número 5, Marcel Granollers e Horacio Zeballos. Depois, ganharam outras três partidas contra duplas que não estavem entre as favoritas.

Neste ano, a chave teve 32 parcerias, em vez das habituais 64 nos Grand Slams, e por isso a conquista valerá 1.000 pontos no ranking (o normal são 2.000). Essa foi mais uma das medidas excepcionais tomadas pela organização do US Open em razão da pandemia.

Com o total de seis Slams na carreira, Soares é o segundo brasileiro mais vitorioso nos principais torneios do tênis. Está atrás apenas de Maria Esther Bueno (1939 – 2018), com 19 conquistas.

Marcelo Melo, conterrâneo e contemporâneo de Soares, é o outro brasileiro com títulos em duplas masculinas. Ele ganhou justamente as competições que o ex-parceiro não venceu, Roland Garros e Wimbledon.

TÍTULOS DE GRAND SLAM DE BRUNO SOARES

Duplas masculinas
US Open (2016 e 2020)
Australian Open (2016)

Duplas mistas
US Open (2012 e 2014)
Australian Open (2016)

BRASILEIROS VENCEDORES DE GRAND SLAM NO PROFISSIONAL
Maria Esther Bueno – 19 (7 em simples, 11 em duplas e 1 em duplas mistas)
Bruno Soares – 6 (3 em duplas e 3 em duplas mistas)
Gustavo Kuerten – 3 (3 em simples)
Marcelo Melo – 2 (2 em duplas)
Thomas Koch – 1 (1 em duplas mistas)

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest