Ednéia Silva

Sol, calor e baixa umidade do ar têm se repetido em Rio Claro nos últimos dias. Nessa terça-feira (4) os termômetros marcaram 29,8ºC. Com a temperatura em alta, o índice de umidade relativa do ar está em queda. A mínima registrada nessa terça-feira foi de 20%, considerado estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Acima de 30% é configurado estado de observação e abaixo dos 20%, estado de alerta.

Município tem registrado índice de umidade relativa do ar na casa dos 20% nos últimos dias, o que é considerado estado de atenção pela OMS
Município tem registrado índice de umidade relativa do ar na casa dos 20% nos últimos dias, o que é considerado estado de atenção pela OMS

A medição foi feita pelo Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp de Rio Claro. De acordo com Vânia Bordotti, analista ambiental do Ceapla, a mínima registrada foi de 11,8ºC. A previsão para esta quarta-feira (5) é de temperatura máxima de 25ºC e umidade de 49%.

No entanto, ela explica que esses dados podem variar. Como não há previsão de chuva para os próximos dias, a tendência é a temperatura subir e o índice de umidade cair. Os meteorologistas preveem probabilidade de chuva somente para a próxima segunda-feira (10).

umidade

Diante disso, a população deve tomar cuidado para combater os efeitos do tempo seco. A Secretaria de Estado da Saúde alerta que a falta de chuva e o tempo seco favorecem o surgimento de problemas de saúde como coriza, febre e chiado no peito. “Em situações extremas, pode ocorrer insuficiência respiratória com necessidade de internação hospitalar”, destaca a pasta.

De acordo com a secretaria, medidas simples podem aliviar os sintomas. Uma delas é a ingestão de bastante líquido, principalmente água. Lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico também ajuda.

Outra dica é evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 17 horas e não frequentar locais com aglomeração de pessoas em dias de baixa umidade do ar. Além disso, deve-se evitar ainda o uso de umidificadores durante períodos prolongados.

A Vigilância Epidemiológica também divulgou alguns procedimentos que podem ser realizados para aliviar o impacto do tempo seco no organismo.

As orientações são as seguintes: limpe os móveis com pano úmido para recolher e não espalhar a poeira; umedeça o ambiente com recipientes com água e toalhas molhadas; hidrate crianças e idosos de hora em hora, principalmente acamados e bebês; faça atividades físicas no início da manhã ou no final da tarde, etc.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.