Uso de roupas adequadas é fundamental para realizar atividades físicas com temperaturas mais baixas

Matheus Pezzotti

Uso de roupas adequadas é fundamental para realizar atividades físicas com temperaturas mais baixas
Uso de roupas adequadas é fundamental para realizar atividades físicas com temperaturas mais baixas

Faça chuva ou faça sol, calor ou frio, há sempre aquelas pessoas que não deixam de praticar atividade física. Mas, com a queda de temperatura, como tem acontecido nos últimos dias, os cuidados aumentam. Segundo o professor de educação física e coordenador do Clube de Corrida Pizzirani, Guilherme Pizzirani, nesta época do ano, o principal é mudar a intensidade do aquecimento.

“Não é como no calor, que o metabolismo está acelerado. No inverno fica mais lento, então é dobrar o tempo de aquecimento para acelerar o metabolismo, aumentar a articulação e a temperatura do corpo. Estar bem aquecido é transpirar, sendo um ponto de partida para começar o exercício principal”, explica.

Apesar da transpiração, o professor recomenda o uso de roupas de frio, mas com malha fina para poder realizar a atividade física se protegendo do frio.

“Fazer atividade física sem roupa de frio, mesmo que fina, é ruim. Vai expor o corpo ao vento. O ideal é usar uma manga longa fina. No ato do exercício, a temperatura aumenta, mas com malha grossa, o calor aumenta ainda mais e a pessoa acaba tirando a blusa, podendo até pegar pneumonia. Usar shorts ou calça não interfere muito, pois a prioridade é proteger os membros superiores e principalmente a caixa torácica e, para os idosos, também recomendo o uso de um boné ou gorro”, diz.

Outra dica é para após o treinamento, visando evitar irritações nas vias respiratórias. “A exigência de oxigênio é maior e se respira com mais frequência, mas o ar gelado agride muito, então, ao acabar o treino, utilizar um spray de própolis, ou mastigar um pedaço de gengibre ajuda a minimizar os efeitos”, finaliza.

Horário ideal

Pizzirani também comenta que a faixa ideal para a prática do exercício é das 7 às 10h da manhã e das 17h às 19h30, quando as temperaturas não estão muito baixas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA