Ramon Rossi

Com as baixas temperaturas registradas nos últimos dias, duplicou a procura por pernoite no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) de Araras. De acordo com dados da prefeitura, de domingo (7) até esta terça-feira (9), 120 pessoas passaram pelo local, uma média de 40 por noite. Antes, o espaço recebia 19 pessoas diariamente.

Voltado ao acolhimento de indivíduos e famílias que estão nestas condições, o Centro Pop permanece funcionando das 19h às 7h. Equipes do local fazem um trabalho permanente de abordagem junto a essa população para oferecer acolhimento sempre que precisarem, além de encaminhamentos para consultas médicas e odontológicas, clínicas de reabilitação, capacitação e também auxílio para que retornem às famílias.

No local, além de estrutura para dormirem, com colchões, agasalhos e cobertores, os moradores de rua também têm café da manhã, podem tomar banho e fazer sua higiene pessoal, e usar o espaço ainda para lavar e secar suas roupas. Animais que acompanham essas pessoas também são acolhidos e podem permanecer no Centro Pop junto de seus donos.

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, o espaço é abastecido também com doações de peças e cobertores arrecadados pelo Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras, além de parcerias com ONGs, igrejas e voluntários da cidade.

“Percorremos a cidade conversando com os moradores de rua e falando para eles sobre a estrutura do Centro Pop e sobre a importância de recuperarem o vínculo com suas famílias. Esse trabalho é realizado o ano todo”,  comentou Lúcio Casa Bela, diretor de coordenadoria do Centro Pop.

O local funciona na Rua Visconde do Rio Branco, 675, Centro, e atende solicitações feitas pela população também pelo telefone (19) 3547-6672.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.