Ednéia Silva

De maio a julho deste ano, Rio Claro teve apenas seis dias com temperaturas abaixo dos 10ºC, contra 22 dias em 2014
De maio a julho deste ano, Rio Claro teve apenas seis dias com temperaturas abaixo dos 10ºC, contra 22 dias em 2014

Rio Claro registrou nessa terça-feira (28) a temperatura mais baixa do ano, quando os termômetros marcaram 7ºC, segundo medição feita pelo Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Essa marca supera o recorde anterior de 7,6ºC registrado no dia 27 de junho.

De acordo com Carlo Burigo, técnico da estação meteorológica do Ceapla, a temperatura máxima registrada nessa terça-feira foi de 26,4ºC. Já a umidade relativa do ar caiu durante a tarde, chegando a 22%, índice considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Burigo informa que estamos sob a influência de uma massa de ar seco e de uma área de alta pressão que mantêm o tempo limpo. Para esta quarta-feira (29), as temperaturas devem ficar entre 9ºC e 25ºC.

O técnico comenta que 2015 tem registrado temperaturas mínimas mais altas que no ano passado. Em maio, junho e julho de 2014 Rio Claro teve 22 dias com temperatura abaixo dos 10ºC, sendo 4ºC a mais baixa em junho, 4,2ºC em julho e 8,2ºC em maio. Neste ano, nesse mesmo período foram apenas seis dias com temperaturas abaixo dos 10ºC. Em maio a menor temperatura foi de 8,5ºC, em junho foi de 7,6ºC e de 7ºC até o momento em julho. A média das mínimas foi de 11,4ºC em 2014 e 12,7ºC em 2015.

Burigo comentou ainda que em 2014 foram registrados vários dias frios consecutivos, o que não está acontecendo neste ano. Neste inverno, faz frio em um dia e no outro a temperatura aumenta, quebrando a sequência.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.