Sétima edição do nacional foi aberta com um evento na sede do Club Atlhetico Paulistano, em São Paulo (Imagem: Reprodução/NBB)

Matheus Pezzotti

Sétima edição do nacional foi aberta com um evento na sede do Club Atlhetico Paulistano, em São Paulo (Imagem: Reprodução/NBB)
Sétima edição do nacional foi aberta com um evento na sede do Club Atlhetico Paulistano, em São Paulo (Imagem: Reprodução/NBB)

A temporada 2014/2015 do NBB está oficialmente lançada. Na manhã da última quinta-feira (30), a sétima edição do nacional foi aberta com um evento na sede do Club Atlhetico Paulistano, em São Paulo. Com a presença de seus treinadores e ao menos de um atleta, os 16 times que disputarão o NBB 7 marcaram presença no evento.

Vice e campeão da última temporada, Paulistano e Flamengo farão a partida de abertura da competição nesta sexta-feira (31), às 19h30 (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Jr.

Além de Flamengo e Paulistano, a sétima edição do NBB terá a participação de Basquete Cearense, Bauru, Brasília, Franca, Liga Sorocabana, Limeira, Macaé, Minas Tênis Clube, Mogi das Cruzes, Palmeiras, Pinheiros, São José, Unitri (MG) e o estreante RC Basquete, que chega credenciado pelo título da Liga Ouro (Divisão de Acesso).

DISPUTA

Os 16 clubes se enfrentarão entre si em dois turnos durante a fase de classificação, totalizando 30 jogos (15 em casa e 15 fora). Os 12 melhores colocados avançam para os playoffs, sendo que os quatro primeiros se garantem automaticamente para as quartas de final da competição. As equipes que ficarem entre o quinto e o 12º lugares disputarão as oitavas de final e os quatro vencedores de suas respectivas séries se classificarão para as quartas e os vencedores avançarão às semifinais.

Oitavas, quartas e semis seguirão disputadas em melhor de cinco jogos, com as partidas de número 1, 2 e 5 nos domínios da equipe com melhor campanha na fase de classificação e os jogos 3 e 4 sob o mando do time com campanha inferior.

Pela primeira vez, a final será decidida em melhor de três jogos, com a equipe de melhor campanha sediando as duas últimas partidas.

Outra novidade é o critério estabelecido para o ascenso e descenso. Agora, apenas o último colocado da fase de classificação será rebaixado para a Liga Ouro, que colocará o campeão de sua segunda edição no quadro de equipes do NBB na temporada 2015/2016.

Incluída na última temporada, a janela de transferência de atletas segue para a atual edição. Desta maneira, qualquer jogador que já tenha atuado por uma equipe na temporada poderá ser transferido para outro clube durante o campeonato. Para isso, o atleta não poderá ter atuado em mais do que oito jogos e deve ser transferido antes do final do primeiro turno, além de possuir uma carta liberatória do time e o atleta só poderá utilizar a janela de transferência uma única vez.

JOGO-TREINO

Também nesta sexta, o RC Basquete faz seu terceiro e último amistoso em preparação para o Nacional. Às 18 horas, o time rio-clarense encara Franca, no ginásio Pedrocão. “Vamos fechar bem o período de preparação para o NBB. Vai ser um bom confronto contra uma equipe que tem condições de estar entre os quatro finalistas. Vamos enfrentar um bom jogo em Franca e vai dar para medir bem o trabalho feito”, diz o técnico Chuí.

O RC Basquete estreia na próxima quarta-feira (5), às 20h, contra o Palmeiras, no Felipão. Os ingressos são vendidos a R$ 10,00, no ginásio, das 9 às 11h30 e das 13 às 20h. No dia do jogo o ingresso custará R$ 20.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA