Telefonia celular mantém liderança no ranking de reclamações do Procon

98

Ednéia Silva

As operadoras de telefonia móvel foram novamente campeãs de reclamações registradas pelo Procon no mês de junho, repetindo o balanço de maio, quando também foram líderes de queixas. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, foram registradas 69 reclamações contra a telefonia celular e 42 contra a telefonia fixa. A TV por assinatura ficou em terceiro com 34 queixas.

O ranking continua com serviços de informática (ex.: provedor de internet) com 19 registros, outros contratos (18), banco comercial (13), cartão de crédito (13), cursos livres (8), telefone (7) e energia elétrica (7). As duas unidades do Procon, Centro e Cervezão, realizaram 374 atendimentos, sendo 314 e 60, respectivamente. Desses, 112 foram resolvidos. O Procon também realizou dez audiências, das quais seis resultaram em acordo e quatro foram suspensas por causa da ausência do consumidor ou do fornecedor.

O Procon de Rio Claro está funcionando em novo endereço na Rua 5, entre as avenidas 5 e 7, área central da cidade
O Procon de Rio Claro está funcionando em novo endereço na Rua 5, entre as avenidas 5 e 7, área central da cidade

As operadoras de telefonia fixa e móvel vêm liderando o ranking de reclamações do Procon desde o início do ano. Em janeiro foram registradas 144 queixas (78/fixo e 66/celular), em fevereiro 135 (72/celular e 63/fixo), em março foram 165 (89/celular e 76/fixo), em abril 155 (89/celular e 66/fixo) e em maio 146 (79/fixo e 67/celular). De janeiro a maio, o Procon realizou 2.751 atendimentos.

O diretor do Procon, José Pires Pimentel de Oliveira Neto, comenta que o órgão tenta defender os direitos do consumidor, mas como as empresas têm abrangência nacional a atuação se torna mais difícil. Segundo ele, a reclamação é a arma do consumidor para coibir os abusos e obter ressarcimento em caso de cobranças indevidas. Além do Procon, o consumidor também pode registrar queixa na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pelo telefone 1331.

Vale lembrar que neste ano entraram em vigor as novas regras do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor dos Serviços de Telecomunicações estabelecidas pela Anatel. Elas determinam que as empresas devem oferecer em seus sites login e senha para que o cliente possa acessar informações relativas ao serviço. O cliente pode fazer cancelamentos pela internet e tem direito a cópias de gravações (áudio) das demandas.

PROCON MÓVEL

O serviço será retomado no próximo dia 27 com inauguração às 9 horas nas dependências do Supermercado Enxuto da Rua 14.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: