Equipamentos que tinham mais de cinco anos de uso foram substituídos pelo Daae por novos

Divulgação

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento (Ares-PCJ) estabeleceu reajuste na ordem de 10,71% nas tarifas de água e esgoto de Rio Claro. O novo valor será pago nas faturas emitidas a partir de abril, pois será aplicado no consumo registrado de março em diante. Para a tarifa residencial, o valor do fornecimento de até 10 m³ de água passa de R$ 33,70 para R$ 37,34 ao mês.

Para calcular o índice de reajuste das tarifas, a agência utiliza uma metodologia matemática, denominada “fórmula paramétrica” com base nos balanços repassados pelo Daae como: folha de pagamento; encargos; custos dos insumos e produtos químicos para tratamento da água; energia elétrica e combustível. Também entra nessa análise contábil e econômica-financeira a inflação acumulada nos últimos 12 meses, medida pelos índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que são: IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo e o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor; além dos investimentos realizados e previstos para manutenção e ampliação do sistema de distribuição de água, visando garantir a sustentabilidade econômico-financeira do serviço publico, conforme determina a Lei Federal 11.445/07.

A resolução com a deliberação da Agência Reguladora será publicada na edição deste sábado (5) do Diário Oficial do Município e também estará disponibilizada no site do Daae –www.daaerioclaro.sp.gov.br e no site da Ares-PCJ –www.arespcj.com.br

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.